* Mostra Estudantil de Arte"

Com a temática “Direitos humanos por meio da arte”, a iniciativa chama a atenção dos presentes com uma exposição que destaca a importância dos direitos fundamentais referentes ao respeito pela dignidade e valor de cada pessoa.

Os trabalhos foram desenvolvidos em sala de aula e tiveram o intuito de estabelecer no âmbito escolar a questão do respeito às diferenças, bem como a todas as pessoas. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também foram uma das razões da escolha do tema, já que o documento aborda os direitos humanos.


Itanhaém Traços e Olhares’ é o tema da 2ª Mostra Estudantil de Arte

Estudantes do 6º ao 9º ano das unidades escolares e dos projetos Lugar ao Sol e Cambucá produziram pinturas que retratam as belezas e os cartões postais do Município. Os trabalhos compõem a 2ª Mostra Estudantil de Arte e têm como temática ‘Itanhaém Traços e Olhares’. As obras ficam expostas até domingo (17), na Pinacoteca Municipal, situada na Praça Carlos Botelho, no Centro.

Os trabalhos foram realizados pelos professores de arte em conjunto com os estudantes das escolas municipais Célia Marina Dal Pozzo Borges, Harry Forssell, José Teixeira Rosa, Noêmia Salles Padovan, Profª Dalva Dati Ruivo, Eugênia Pitta Rangel Veloso, Silvia Regina Schiavon Marasca e dos Projetos Lugar ao Sol e Cambucá.


A estudante Beatriz Selymes Adão de Carvalho do 6º B da E.M Célia Marina Dal Pozzo Borges venceu o concurso de desenho com 103 votos e a sua ilustração estampa o cartaz de divulgação da exposição. “As artes têm um papel muito importante na formação integral do aluno, tem um poder transformador, desenvolve a criatividade, a capacidade de solucionar problemas, melhora a autoestima, faz o aluno desafiar seus limites e aumentar seu repertório cultural e estético”, explica a assessora de orientação educacional Patrícia Azimonte.

No ano passado, a mostra teve como tema Direitos Humanos e este ano será sobre Itanhaém e, além das ilustrações, os alunos produziram duas apresentações de áudio visual. “A Mostra é uma das formas de incentivar o desenvolvimento das habilidades artísticas e a criatividade dos alunos. E também valorizar o profissional da Arte de nossa rede de ensino”, afirmou Patrícia Azimonte.


A 3º Mostra Estudantil de Arte trouxe desafios e reflexões. Nossa primeira exposição virtual, teve a participação de muitas mãos, alunos com suas obras, professores com suas metodologias, coordenação pedagógica e da tecnologia. Todo esse trabalho em equipe, nem sempre virtualmente, está efetivado nessa mostra. A exposição nos dá uma amostragem da multicidade, da diversidade e da singularidade da produção e atividades de cada arte educador e aluno, comportando as mais variadas formas de expressão artística. Cada trabalho que faz parte dessa Mostra coletiva, traz uma palavra, um verbo, como potência de um pensar ligado às dimensões do criar, fruir, criticar, expressar e refletir. Sejam bem vindos!